A 13 de Maio de 1920, a imagem de Nossa Senhora de Fátima é benzida na Igreja Paroquial de Fátima pelo Rev. António de Oliveira Reis, arcipreste de Torres Novas. Foi oferecida por Gilberto Fernandes dos Santos e encomendada à Casa Fânzeres de Braga, segundo as indicações da Irmã Lúcia,sendo a obra de escultura de José Ferreira Thedim, . É em madeira, cedro do Brasil, e mede 1,1m. A estátua é entronizada na Capelinha a 13 de Junho do mesmo ano.
A 13 de Outubro de 1921 é permitida oficialmente a celebração da Missa, pela primeira vez, junto à Capelinha.
Em 6 de Março de 1922, foi dinamitada por desconhecidos, mas foi reconstruída nesse mesmo ano.
Em 1982 foi construído um vasto alpendre, tendo sido inaugurado aquando da visita do Papa João Paulo II em 12 de Maio desse ano. Em 1988, Ano Mariano, foi forrado com madeira de pinho, proveniente da Rússia, norte da Sibéria. Foi escolhida esta madeira pela sua durabilidade e leveza.
A capelinha original, embora sujeita a ligeiras reparações no decorrer dos anos, mantém os traços de uma ermida popular.
O pedestal, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exato onde estava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917.
Nenhum comentário:
Postar um comentário